5 ATITUDES QUE VOCÊ DEVE EVITAR QUANDO ESTIVER COM DOR DE DENTE.

1. Se automedicar: a imensa maioria das dores de dente estão relacionadas a infecção bacteriana. A automedicação pode piorar muito o problema ao propiciar a seleção de bactérias mais resistentes.

2. Esperar a dor ir embora usando apenas analgésicos: a dor de dente tem uma característica evolutiva, ou seja, ela nao vai regredir. Quando o efeito do analgésico passar, certamente a dor voltará, podendo inclusive ser mais intensa, pois o processo inflamatório local vai ter evoluído um pouco mais.

3. Esperar o dente “desinflamar” para ir ao dentista: Isto é um grande mito que percebo entre pacientes. Muitos deles acreditam que “a anestesia não vai funcionar” se o dente estiver muito inflamado e acabam “suportando” a dor na expectativa do dente “desinflamar”. Na verdade, quanto antes você for ao profissional, mais fácil será controlar a dor.

4. Extrair o dente: no sufoco da dor, muitos pacientes acabam tomando a errônea decisão de extrair o dente. Hoje, tratamentos odontológicos de excelência são cada vez mais confortáveis e rápidos. Sem dúvida alguma, extrair um dente é, de longe, a pior solução e deve ser a última possibilidade.

5. Colocar qualquer tipo de substância no dente: alguns pacientes costumam colocar as mais diferentes substâncias (creme dental, xilocaína, cravo da índia, etc.) no dente dolorido para conter a dor que lhe aflige. A dor é causada por uma inflamação local causada por infecção bacteriana, e a depender da substância que você colocar, pode estar gerando mais uma agressão a este dente aumentando a reação inflamatória. Principalmente se esta substância não for estéril.

O melhor a fazer é buscar ajuda profissional.Costumo dizer que problemas dentários evoluem sempre para pior. Assim, ao menor sinal de dor (veja artigo: “Identifique pelo tipo de dor qual o estágio do seu problema dental”), procure logo agendar sua consulta odontológica (veja vídeo de nosso protocolo de atendimento em tempos de CORONA VÍRUS.)

LUIS VERAS NETO
CRO/PB: 3876

About the author: administrador