Eu costumo falar para meu paciente que em uma cirurgia de implantes dentários controlar a dor é algo simples e previsível. Hoje a área médica já dispõe de instrumentos suficientes para fazer um adequado controle de dor.
Quando um paciente me pergunta se implante dentário dói, eu posso falar que o procedimento é totalmente indolor!!
Claro que para isso existe uma estratégia. O primeiro ponto é entender qual o perfil de seu paciente. Se ele tem um perfil extremamente ansioso em relação a dor, um controle de ansiedade medicamentoso se faz necessário. E isto é simples e seguro, quando monitorado da forma correta. Mas essa é uma minoria. A maioria dos pacientes responde bem a minha estratégia de “controle de dor total”, onde nem a “picadinha” da agulha anestésica sentem, por dominarmos técnicas eficientes para este objetivo.
Para esta anestesia utilizamos anestésicos de alta tecnologia com menor efeito tóxico, maior ação anestésica e maior durabilidade no tempo de ação. Uma vez anestesiado, o paciente pode ficar tranquilo por todo o procedimento e também no seu pós-operatório, pois dispomos de um protocolo medicamentoso extremamente eficaz no controle de dor pós-operatória.
Para finalizar, com orgulho podemos afirmar que nosso histórico de dor pós-operatória continua ainda sem registro algum, mesmo após estes 9 anos de tratamentos com implantes dentários.
LUIS VERAS NETO
CRO/PB: 3876