Qual o melhor tipo de clareamento: o "caseiro" ou o "a laser"?

Durante muito tempo se acreditou que o melhor clareamento era o clareamento “a laser”. Na verdade, não existe um tipo de clareamento considerado “o melhor”, cada um terá uma indicação mais adequada a depender do caso. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada clareamento: o clareamento “a laser” usa uma solução de peróxido de hidrogênio em alta concentração (35% a 40%) aplicado sobre o dente durante consultas odontológicas. É considerado um tratamento mais agressivo à polpa do dente e costuma causar maiores reações dolorosas, mesmo em pacientes com a dentina protegida. Tem como principal fator positivo a aceleração do resultado, sendo necessário cerca de 3 a 4 consultas para atingir um bom resultado. Normalmente é escolhido para pacientes que têm compromissos sociais em prazo curto, como casamentos ou formaturas, e que gostariam do resultado o mais rápido possível. O clareamento caseiro por sua vez usa uma solução de peróxido de carbamida na concentração de 5% a 15%, sendo mais adequado à saúde da polpa dental, causando menos sensação dolorosa, sendo na maioria das vezes indolor. Deve ser usado por um período médio de 3 a 4 semanas durante 2 horas diariamente, sendo aplicado pelo paciente em sua casa por meio de uma moldeirinha que encaixa nos dentes. Tem a desvantagem de exigir disciplina diária do paciente e apresentar resultado de forma mais lenta. Na verdade, a melhor técnica de clareamento é a estratégia MISTA. Nesta, o paciente faz uma consulta de ataque com o clareamento “a laser” e depois finaliza utilizando o clareamento “caseiro”, unindo as vantagens de cada uma destas soluções em um tempo mediano.

A hora é agora